top of page

O surgimento da sondagem SPT

A sondagem SPT tem seu início em meados de 1885, com o início de fundações profundas. Até então, construções altas utilizavam-se de materiais de alvenaria pesados, como pedras de dimensão (granito, calcário e arenito) e tijolos.



A necessidade para investigação do solo começa a surgir com o advento de construções do tipo esqueleto. Uma tecnologia que diminuía o peso das atuais construções de alvenaria em 25%, assim alterando o cenário de grandes polos mundiais com o surgimento de prédios mais altos.



Ao realizar as fundações destes arranha-céus que tornavam-se cada vez mais altos, a grande maioria utilizava-se de estacas de madeira com 12 a 18 metros de profundidade, atravessando assim camadas de argila mole compressíveis até atingir uma camada de solo endurecido (hardpan).

Para melhorar e otimizar estas estacas, garantindo não só a segurança dos prédios que surgiam, mas também o desenvolvimento de engenharia que permitiria a contrução de maiores empreendimentos, surgem os primeiros escopos da investigação do solo através de Colonel Charles R. Gow. Formado pela universidade de Tufts, familiarizou-se com os princípios da sondagem quando começou a trabalhar no departamento de trânsito na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da Ámerica, durante a construção do metrô.

As sondagens geotécnicas da época seguiam padrões rudimentares perto dos padrões desenvolvidos nos atuais dias, simplesmente delineando o contato do solo e a rocha utilizando cortes de furos de lavagem.

Até 1902, os furos de lavagem eram a técnica dominante seja para a construção de poços de água ou fundações de construções. As amostras retiradas por este padrão apresentam pouco valor para a distinção das características e consistências de sedimentos não consolidados.

Ao trabalhar na construção do metrô, Charles R. Gow familiarizou-se com o comportamento dos solos presentes na região e assim determinou diferenças dramáticas na capacidade de carga estrutural que cada camada de solo apresentava, o que hoje refere-se como "capacidade de suporte".

Gow percebeu que os suportes mais adequados eram dados por solos de matéria orgânica que haviam desenvolvido uma crosta de intemperismo.

Em virtude disto, por volta de 1902, Charles começa a coletar amostras secas utilizando-se de uma ponteira amostradora, e a coletar amostras cada vez que notava diferença no solo durante a perfuração.

Inicialmente esta coleta era feita empregando rudimentarmente um tubo de 1" utilizando a mesma haste oca da circulação da circulação de água que servia para limpar os cortes feitos para fora do buraco. Ele então limpava todo o buraco das amostras soltas antes de realizar a coleta do material seco.

No final a década de 1920, Gow utilizava um tripé com três pessoas para retirar amostras dos canteiros de obras em que trabalhava em Boston, Nova Iorque

e Filadélfia. Em 1926, Harry Mohr passa a integrar o quadro da empresa de Gow e a coletar amostras com o uso da contagem de golpes com um peso de aproximadamente 60kgs derrubado de uma altura em torno de 75 centímetros. É ele o responsável pela padronização do método.

A expansão dos serviços fez com que inúmeras melhorias ao sistema fossem sendo adequadas, desde o modelo do amostrador como a padronização das técnicas de amostragem, incluindo inclusive a quantidade de golpes que eram utilizadas para avançar solo adentro. Este método foi chamado de SPT Blowcount Value.

Embora nem todos fossem adeptos inicialmente do sistema utilizado pela empresa de Gow, o método foi se popularizando e em 1948 teve sua primeira correlação publicada no "Mechanics in Engineering Practice" com autoria de Terzagui e Peck.

A norma brasileira que hoje perscreve e regulamenta a execução das sondagens no país é a NBR 6484 de 2001.

A empresa Sondaoeste há mais de 30 anos trabalha com a execução de sondagens, iniciando seus primeiros trabalhos com a execução de sondagens SPTs, posteriormente expandindo dentro do segmento para sondagens rotativas de várias classificações. Nosso compromisso em produzir e entregar serviços aliados com a qualidade e agilidade é marca registrada de nossa equipe.

















163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page