A Diferença entre Amostras Deformadas e Indeformadas
- isadora200
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Em todo projeto de engenharia, a etapa de investigação geotécnica é onde o solo apresenta suas propriedades. No centro desse processo está a coleta de amostras, que se divide em duas categorias essenciais: Amostras Deformadas e Amostras Indeformadas.
Entender a diferença entre elas e saber qual utilizar é o que garante a precisão dos ensaios laboratoriais e consequentemente, a segurança e a economia da sua obra.
Amostras Deformadas: As amostras deformadas são aquelas em que a estrutura original do solo é alterada durante o processo de coleta. O solo é revolvido, mas a proporção e a composição de seus constituintes (os grãos) são preservadas.
Coleta: Geralmente, são obtidas de forma mais simples e rápida, como a partir da abertura de poços de inspeção ou na utilização de trados manuais e mecânicos.
A amostra deformada nos diz o que o solo é, independentemente da sua disposição e conformação no local onde foi retirado.
Amostras Indeformadas: As amostras indeformadas são coletadas com o máximo de cuidado para preservar integralmente a estrutura original do solo, mantendo suas propriedades naturais, como a porosidade, estrutura do arranjo de partículas, a densidade e o teor de umidade, exatamente como estavam no subsolo (in situ).
Coleta: Exigem equipamentos e técnicas especiais, uso de amostradores de parede fina (Amostrador Shelby), amostragem Denison ou coleta de blocos em trincheiras. O processo é mais técnico e delicado!
A amostra indeformada nos diz como o solo irá se comportar no local específico onde é amostrado e é projetada a edificação.
Na Sondaoeste, seguimos rigorosamente as normas técnicas (ABNT, ASTM, NBR 9820, NBR 9604, entre outras), utilizando equipamentos de última geração para garantir que cada coleta seja representativa.
Com a expertise da nossa equipe, garantimos que você terá os dados mais precisos, transformando a complexidade do subsolo em segurança para o seu investimento.



Comentários