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5 dicas essenciais para o sucesso em equipe


Um recente estudo indica que a projeção de equipes de alto desempenho depende de suas conexões sociais indo muito mais além do que contratar as pessoas certas. A construção de um ambiente de trabalho extraordinário depende de três necessidades psicológicas: autonomia, competência e parentesco. Oportunizar um ambiente para o desenvolvimento genuíno e autêntico é imperioso. Já dizia Brené Brown em seu famoso TED Talk (O poder da vulnerabilidade) que um dos maiores objetivos das pessoas no mundo é se conectar. Em um texto de Ron Friedman e uma pesquisa temos a constante novamente sendo estudada. Fazer uma equipe sentir-se conectada sempre foi uma das necessidades mais difíceis das organizações cultivarem pois de nada adianta funcionários talentosos com animosidades entre si.

Na pesquisa desenvolvida com equipes de alto desempenho, 1.106 pessoas foram entrevistadas e com isto chegou-se a cinco diferenças principais que tornam-nas diferentes e destacadas. Aqui estão elas:





1 – NÃO TENHA MEDO DE PEGAR O TELEFONE

Equipes de alto desempenho não tem medo de levantar o telefone. Não basta mandar mensagem, que claro é também muito importante, mas ao realizar uma ligação a pessoa utiliza a comunicação não apenas com palavras, mas também o tom de voz. Comunicação clara evita mal-entendidos e fortalece relacionamentos, o que contribui para o inter-relacionamento entre colegas.


2 – SEJA ESTRATÉGICO EM SUAS REUNIÕES

A alta performance resulta de reuniões que fomentam uma concurso produtivo entre os envolvidos. Normalmente se solicitam trabalhos ou tarefas prévias a reunião, introduz-se uma agenda e também fazem uma verificação para manter o time informado do progresso de cada um.


3 – INVISTA TEMPO EM ENVOLVER-SE EM TÓPICOS NÃO RELACIONADOS AO TRABALHO

E isso seria no trabalho! Embora pareça um contrassenso estimular conversas não relacionadas ao trabalho durante o expediente, é justamente em conversas pessoais que se identificam interesses em comum o que estimula conexões autênticas e profundas.

Ou seja, o melhor time não é melhor porque trabalha o tempo inteiro, mas porque investe tempo também no popular ‘entrosamento’.





4 – DÊ E RECEBA ELOGIOS MAIS FREQUENTEMENTE

Não há quem não goste de ser valorizado, apreciado e respeitado por aqueles cujas opiniões são importantes. O reconhecimento é frequentemente uma força motivacional mais poderosa que incentivos monetários. Interessantemente este fluxo de elogios é importante em qualquer direção da equipe, seja de cima para baixo quanto vice-versa.


5 – SEJA AUTÊNTICO

É até um clichê dizer que é importante expressar emoções positivas no trabalho, sejam elogios, piadinhas ou pegadinhas com os colegas (e isso é válido inclusive na forma escrita, com ponto de exclamação, emojis, e GIFs). Mas você já pensou que também é importante expressar emoções negativas, seja com palavrões, reclamações e sarcasmo com seus colegas. Este fator é intimamente ligado com a supressão emocional que é fator psicologicamente conhecido como danoso, desta forma, encontrar os momentos certos e apropriados para que estas frustrações possam ser verbalizadas tende a beneficiar a performance da equipe.


De forma geral, pode-se dizer que uma equipe de alta performance vai muito além de contratar as pessoas certas com as ferramentas apropriadas à execução do trabalho mas também criar oportunidades para o desenvolvimento de oportunidades de relacionamento genuínas e autênticas.

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