top of page

Solo argiloso: características, desafios e a importância da sondagem


O solo argiloso é um tipo de geomaterial comum em várias regiões do Brasil, e possui características especiais que requerem atenção especial durante o processo de construção. Sua consistência fina e plástica, quando acrescida de minerais como ferro e magnésio, por exemplo, resulta em desafios no que tange a permeabilidade e percolação da água.


No entanto, com conhecimento e técnicas apropriadas, é possível transformar o solo argiloso em uma base sólida para os mais variados projetos de engenharia. A chave para o êxito está em compreender as suas características de forma profunda através da caracterização e sondagem do solo, uma ferramenta indispensável para assegurar a segurança na construção.


A sondagem de solo é uma análise minuciosa do terreno, fornecendo dados relevantes sobre suas camadas, sua composição, resistência, nível de água e profundidade da camada impenetrável (topo rochoso ou superfície de maior rigidez). Após uma investigação aprofundada, os profissionais da construção têm a oportunidade de:


1. Definir a fundação ideal e otimizá-la

A escolha da fundação adequada depende das características do solo argiloso e do tipo de projeto. A sondagem permite identificar se são necessárias fundações rasas, profundas, com estacas ou outras soluções, minimizando riscos e otimizando o projeto com os dados fornecidos.


2. Evitar áreas com problemas potenciais

A sondagem de solo pode identificar áreas com camadas de solo mole ou nível de lençol freático, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas para evitar atrasos, custos adicionais e até mesmo patologias pós-obra.


3. Elaborar um projeto estrutural preciso e seguro:

As informações obtidas através da sondagem de solo contribuem para a elaboração de um projeto estrutural preciso e seguro, direcionando as cargas para pontos mais resistentes, o que leva em consideração as características do solo e os riscos potenciais, garantindo a estabilidade da construção.



A importância da Sondagem em construções no solo argiloso


Quando se trata de projetos que envolvem solos argilosos, a sondagem é imprescindível pois nos ajuda a reunir todos os detalhes importantes sobre o solo. Solos argilosos podem ser bastante imprevisíveis, mudando seu comportamento dependendo da quantidade de umidade, vazios e composição que possuem. Isso pode dificultar saber quanto peso eles podem suportar e quão estáveis ​​​​são. Ao realizar as investigações, podemos descobrir quão profundas e consistentes são as camadas do solo, verificar se há água no subsolo e ver se o solo consegue sustentar as estruturas.


Conhecer essas informações é muito importante para qualquer projeto. Ao coletar informações precisas por meio de levantamentos, podem ser criadas fundações mais flexíveis e capazes de lidar com diferentes tipos de solo, reduzindo as chances de recalques e outros problemas. Além disso, a pesquisa ajuda a identificar áreas de solo que não são tão estáveis, para que você possa tomar medidas extras para garantir que seu edifício esteja seguro e protegido.


Sondaoeste: Fundamental na sua obra


Com mais de 30 anos de experiência, somos referência em ensaios geotécnicos e sondagem de solo/mista. Nosso compromisso é oferecer serviços de alta qualidade e agilidade.


Clique aqui e faça já um orçamento. 



15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page